sábado, 7 de maio de 2011

Barras dobradas na calça


Barras dobradas nas calças não são nenhuma novidade. Usadas nas roupas de alfaiataria da década de 1940, jeans dos rockers na década de 1950, sua volta na década de 1980… Parece nada de mais, mas quando você começa a usar vira uma espécie de acessório. Quase vicia. Há até quem use sempre.  Uns toques:

1) A intenção é parecer propositalmente dobrada, e não que suas calças são compridas demais e você as dobrou para que não arrastem no chão.
2) Dá certo com meias ou sem meias.
3) Meias esportivas (Principalmente as com o símbolo da marca) geralmente não caem bem. Meias soquete, daqueles bem curtinhas: nem pensar.
4) Meias coloridas e com padronagens diferentes caem muito bem.
5) Calça muito larga, baggy, bootcut ou boca-de-sino: jamais. A calça precisa ser tipo slim, skinny, enfim, as mais sequinhas, que tem o corte mais reto. Ou as que são largas em cima mas vão “afunilando” até embaixo.
6) Dá com vários tipos de calças e tecidos. Pode ser jeans, chino, moletom, carrot, cargo, trouser, corduroy…
7) Dá com vários tipos de calçados. Sapatos oxford em geral, chukkas, botas, alpargatas (Espadrille), mocassins, loafers, docksides etc. Com tênis é um pouco mais difícil, não vai bem com tênis muito esportivos ou modernos. Mas dá com Vans authentic, Keds tradicionais, Conver Jack Purcell e outros tênis casuais do tipo.
8) Não há jeito certo de se fazer a dobra, vai do gosto deixar fina ou grossa (Eu prefiro usar as mais fininhas, que acompanham o tamanho da barra da calça e ficam mais emboladas).

Dockside sem meia e sapato saddle com meias legais

Calça jeans e loafer

Calças chino, chukka e alpargata

Calça jeans, mocassim e meias roxas

Calça jeans, Vans Era e meias tie-dye (Sou eu, o autor do blog, na foto!)

Desenho que achei sobre as barras dobradas durante as estações do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário